O Flamengo acertou a contratação do técnico argentino Jorge Sampaoli para comandar a equipe na sequência da temporada. A decisão foi tomada após reunião nesta sexta-feira (14), quando a diretoria rubro-negra entendeu que não poderia mais esperar pelo técnico português Jorge Jesus e alinhou detalhes com o ex-técnico do Sevilla (ESP).
O nome de Sampaoli foi aceito e virou consenso entre a alta cúpula do Flamengo. O treinador está sem clube desde que deixou o Sevilla em março, mas ainda segue na Espanha. Agora, com o acerto encaminhado junto ao Fla, o treinador viaja para o Rio de Janeiro já no sábado (15).
Leia também: Jorge Sampaoli no Flamengo: uma análise do treinador argentino
Segundo o GE, a diretoria do Flamengo entende que Sampaoli é bem mais acessível que Jorge Jesus, já que o português deixou claro aos dirigentes flamenguistas que pretende cumprir contrato com o Fenerbahçe (TUR) até 31 de maio, prazo que o Mengo não decidiu não esperar.
Antes da reunião desta sexta-feira (14), o Flamengo cogitava aguardar Jorge Jesus até o último dia de contrato entre o português e o clube turco, mas a atuação do Fla na última quinta-feira (13), contra o Maringá, mudou os rumos da história. Isso porque, agora, os dirigentes acreditam que o elenco precisa urgentemente de um novo comandante.
A decisão de definir Jorge Sampaoli como sucessor de Vítor Pereira é uma mudança radical de movimento do Flamengo no mercado da bola. Antes esperançosa por Jorge Jesus, a diretoria ficou impaciente com a incerteza que o técnico transmite nas conversas. Em contrapartida, os contatos com o argentino sempre deixaram nítido o desejo do sul-americano em treinar o Rubro-Negro.
O movimento é uma mudança na postura de espera por Jorge Jesus. Mesmo sem unanimidade interna, o Fla deu uma semana para definir o futuro com o Mister, prazo que dependia de uma avaliação de risco. Após a derrota para o Maringá, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil, a diretoria decidiu seguir em frente.
Desde a demissão de Vítor Pereira, o Flamengo definiu dois focos: o sonho por Jorge Jesus e a chance factível de contratar Sampaoli. Pela idolatria, o português levou preferência inicialmente, mas o clube estava ciente da postura do treinador e da dificuldade em conciliar prazos.
O Mister tem contrato com o Fenerbahçe até o fim de maio. Nas primeiras conversas, o português não se mostrou solícito para abandonar o clube turco na reta final da temporada por lá. A equipe está na briga pela copa e pelo campeonato nacionais. Pelo lado rubro-negro, a espera até junho sempre foi avaliada como improvável.
Jorge Sampaoli é argentino e começou a fazer sucesso no futebol no Chile, a partir de 2011, quando conquistou a Copa Sul-Americana com a Universidad do Chile. O técnico também passou por equipes como a seleção chilena, o Santos e o Atlético-MG. Agora, o treinador assume o comando do Flamengo até 31 de dezembro de 2024.